Na última quinta-feira (29/05), a Diocese de Campos se despediu com profundo pesar de Dom Roberto Gomes Guimarães, nosso bispo emérito. Sua trajetória de vida e fé deixou uma marca indelével em nossa comunidade e em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
Nascido em Campos-RJ e batizado na Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador, Dom Roberto foi um verdadeiro pastor para seu rebanho. Nomeado bispo por São João Paulo II em novembro de 1995, ele escolheu como lema episcopal “Procurarei minhas ovelhas” (Ez 34,11), refletindo sua dedicação incansável ao serviço pastoral na Diocese de Campos que abrange as regiões Norte e Noroeste Fluminense.
Durante seus 15 anos à frente da Diocese, Dom Roberto conduziu a comunidade com serenidade e firmeza. Seu papel foi decisivo na histórica reconciliação com a União Sacerdotal, hoje Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, em 2002, um momento que simbolizou a união e a paz entre os sacerdotes.
A presença de Dom Roberto sempre foi um sinal do cuidado divino entre nós. Sua memória permanecerá viva na história da Igreja de Campos, e seu legado de amor e serviço ao Bom Pastor será sempre lembrado.
Neste momento de dor, unamo-nos em oração pelo descanso eterno de Dom Roberto Guimarães. Que sua alma encontre paz na misericórdia do Senhor que ele tanto amou e serviu. Que possamos seguir seu exemplo de fé e dedicação em nossas vidas.
Descanse em paz, Dom Roberto. Sua luz continuará a brilhar em nossos corações.
O corpo está sendo velado na Catedral do Santíssimo Salvador. No sábado (31/05), as missas ocorrerão às 7h, 8h, 9h e a Missa de Exéquias às 10h30, seguida do sepultamento na cripta da Catedral.

Nenhum Comentário! Ser o primeiro.