São Bento é um exemplo de fé profunda e equilíbrio. Ele não apenas deixou uma regra monástica que até hoje inspira muitos, mas também se tornou um modelo de vida para todos os cristãos.
Além de seu trabalho nos mosteiros, São Bento é muito conhecido por ser um grande protetor espiritual. A Medalha de São Bento é um símbolo muito querido e usado pelos fiéis como proteção contra o mal. Com vários símbolos e inscrições, essa medalha é considerada um escudo espiritual poderoso.
Embora tenha sido um monge, os ensinamentos de São Bento vão muito além do mosteiro. No mundo de hoje, cheio de correria e distrações, os princípios de São Bento continuam a oferecer um caminho de paz e equilíbrio nos guiando a divisão adequada do tempo entre a oração e o trabalho, visando evitar excesso em qualquer uma das duas áreas. Ele nos ensina a viver de forma focada, equilibrada e sempre conectados a Deus, tanto na oração quanto no trabalho
O famoso lema de São Bento, “Ora et labora” (Reza e trabalha), é a essência de sua vida. Para ele, oração não é algo só para momentos específicos, mas deve estar presente em tudo o que fazemos. Devemos ver no trabalho manual ou intelectual também uma oportunidade de servir ao outro e nos manter sempre próximos de Deus.
São Bento também nos desafia a viver em comunidade com amor e disciplina, a buscar a paz interior e a entregar a Deus cada ação nossa, por mais simples que pareça.
Em nossa cidade, temos o Mosteiro de São Bento em Mussurepe, fundado pelo Frei Bernardo de Montserrat no século XVII que é a construção religiosa mais antiga de Campos dos Goytacazes. Os monges beneditinos tiveram muita importância na formação religiosa dos campistas.
“A Cruz Sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo os teus venenos! Amém!”
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.